A pesquisa clínica promove o avanço e a melhoria continua da qualidade da assistência em saúde; a prática diária de decisões da saúde baseada em evidências tornou-se imperativa para o adequado cuidado diário. No entanto, o delineamento, a condução e a publicação de estudos clínicos são desafios importantes que exigem integração de conhecimentos e habilidades em diversas áreas.
Partindo destas premissas, o Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração-IP_HCor, promove o curso de Fundamentos de Pesquisa Clínica; este curso abordará os aspectos fundamentais para realização de pesquisas clínicas, desenvolvendo raciocínio crítico, autonomia para geração de respostas cientificamente válidas e de relevância para a comunidade.
Abrangência do curso
Delineamento
Condução
Publicação
Período do curso
29/06 das 19h às 22h - auditório 4 | 30/06 das 08h às 17h - auditório 3
13/07 das 19h às 22h - auditório 3| 14/06 das 08h às 17h - auditório 2
Carga horária total: 24h
Organizador do curso
Médico, especialista em medicina intensiva, especialista em cardiologia, doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Post-Graduate Diploma in Clinical Trials pela London School of Hygiene & Tropical Medicine / University of London (External Programme). Atualmente é o Gerente de Estudos Clínicos do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração, médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Coração e da Unidade de Terapia Intensiva de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do Comitê Executivo e Comitê Científico da BRICNet, rede brasileira de pesquisa em medicina intensiva. Membro (suporte técnico) da Divisão de Pesquisa AMIBNet. Vice-Presidente do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS). Atua na elaboração, implementação e gerenciamento de dados de ensaios clínicos randomizados e meta-análises. Principais áreas de atuação: ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises, terapia intensiva.