São Paulo

Atenção Psicológica no Contexto da Pandemia da Covid-19: Desafios atuais

A pandemia da Covid-19 e suas restrições de contato social trouxeram mudanças significativas na forma de organização e entrega do cuidado psicológico, nos contextos clínico e hospitalar. Nesse cenário, permeado por dúvidas e incerteza, a inovação, a criatividade e flexibilidade se tornaram os principais instrumentos de trabalho do(a) psicólogo(a).

Mas, como inovar em meio a pandemia? Como usar da criatividade? Como realizar os atendimentos em um cenário tão atípico? Como os recursos tecnológicos podem ajudar?

Para responder essas perguntas, o Serviço de Psicologia do HCor têm desenvolvido práticas e sistematizado saberes que podem contribuir para a capacitação dos profissionais que atuam em diferentes esferas do enfrentamento da pandemia, desde aqueles que assistem pacientes e familiares na linha de frente até gestores e lideranças que necessitam reorganizar seus fluxos e protocolos.

Participe do nosso curso on-line “Atenção Psicológica no Contexto da pandemia da Covid-19” e saiba como boas práticas de atendimento podem contribuir para a garantia de qualidade nos atendimentos.

 

Dinâmica do Curso

O aluno participará de quatro encontros de uma hora cada, às quartas-feiras, via ferramenta zoom.

 

Conteúdo

O impacto da pandemia e as reações emocionais em diferentes fases + Princípios da organização de Serviços de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPs).

Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores do Campo da Saúde: lugares e possibilidades dos psicólogos.

A assistência aos pacientes e familiares – aspectos psicológicos e a utilização das TICs.

Desafios atuais: atenção ao luto, comunicação de más notícias e o “novo normal”.

 

Carga horária

4h

 

Datas

09, 16, 23 e 30/09/2020 - 20h às 21h

 

Docente

Rafael Trevizoli Neves

Psicólogo pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Diretor Executivo do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Atualmente é psicólogo hospitalar no HCor, atuando na Unidade de Terapia Intensiva, no Serviço de Cuidados Paliativos e no Programa de Artroplastias.

carga horária
4 horas
público alvo
Psicólogos ou demais profissionais que atuam no enfrentamento da pandemia
Local
Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147  - Paraíso  - São Paulo  - SP
Contato
Edital | Ementa | Outros anexos
Li e concordo com os termos apresentados no contrato de prestação de serviços e ementa do curso ou Edital Público

Curso indisponível no momento
AVISE-ME QUANDO ESTIVER DISPONÍVEL 1