A dinamometria isocinética foi criada na década de 1960 para avaliação de grupos musculares e desde então tem sido aprimorada e aplicada não somente nas avaliações musculares como também no processo de reabilitação.
As avaliações nos dinamômetros isocinéticos computadorizados atuais trazem ao paciente segurança e ao avaliador a credibilidade, pois apresentam dados fidedignos e reprodutíveis, sendo uma ferramenta importante tanto para estudo muscular quanto para pesquisas.
Na área esportiva esse equipamento já é muito utilizado como forma de análise muscular para evitar leões, na reabilitação do pós-operatório de lesões esportivas, além de direcionamento de retorno ao esporte.
O HCor se destaca na área por contar com uma equipe amplamente especializada que, ao longo de quase 20 anos, vem aprimorando seus conhecimentos tanto na área esportiva quanto na avaliação/reabilitação convencional.
A falta de conhecimento sobre a aplicabilidade e interpretação dos dados obtidos foi o principal motivo para a criação deste curso, em que serão abordados desde o conceito, a aplicabilidade da avaliação, interpretação de laudos e reabilitação.
Principais Temas Abordados
Objetivos do Curso
Oferecer embasamento teórico e pratico em avaliação e reabilitação em equipamento isocinético.
Coordenador
Thiago Resende Inojossa
Graduado em Fisioterapia; Pós-Graduado em Fisioterapia em Traumato – Ortopédica. Atuou como Fisioterapeuta da Sociedade Esportiva Palmeiras - Equipe de Futsal categoria principal e sub-20; no São Paulo Futebol Clube - Equipe de Futsal categoria principal e sub-20; no Sport Club Corinthians Paulista - Equipe de Futsal categoria principal.
Atualmente é Fisioterapeuta do HCor e referência no manejo de dinamometria isocinética.